• CARDOSO VEÍCULOS

O que observar na hora de comprar um carro?



1- O primeiro passo é conhecer as credencias da loja onde deseja fechar o negócio ou seja verifique as avaliações, recomendações e histórico de negociações da loja, esse processo é bem rápido e muitas vezes em uma consulta a internet você consegue verificar as respostas a atendimento a outros clientes e entender o atendimento que vai receber e a preocupação com o seu atendimento.


2- No momento da compra, o que deve ser checado visualmente no carro?

De acordo com especialistas, no momento da compra deve-se verificar estado dos pneus, grandes avarias como amassados e grandes riscos o que vai gerar um gasto extra caso o comprador deseje estar com o veículo intacto. “Deve também verificar o nível de óleo e sua periodicidade de troca e solicitar até o histórico de manutenção do veículo, para que o futuro dono dê continuidade na conservação.” 3- E o que deve ser checado em termos de mecânica? Uma dica básica, é ligar o carro em marcha lenta e verificar os níveis de ruído na cabine e de vibração do volante e da alavanca de câmbio – no caso de um modelo manual teste a embreagem ela não pode estar muito dura, caso esteja é sinal que está desgastada. “Dê uma volta no quarteirão para checar também se há folga no pedal de freio e como o veículo se comporta quando passa em um buraco, ouvir barulhos demasiados pode ser sinal que a suspensão necessite de manutenções.” 4- Existe algum macete para descobrir se o carro foi batido ou sofreu enchente? Se o carro foi bem consertado é difícil perceber. Mas o que os profissionais recomendam verificar é o alinhamento de portas, capôs e porta-malas, se há irregularidade nos tons da pintura e olhar minuciosamente os parafusos, em especial das portas e tampas. “Esses parafusos, quando vêm de fábrica, são geralmente pintados na cor da carroceria. Quando eles são de outros tons, é porque já houve algum conserto.” Porém a dica mais importante para evitar a compra de um veículo nessas condições é exigir do vendedor a Pericia Cautelar, documento feito por empresas especializadas e autorizadas pelo DETRAN para atestar o histórico e vistoriar as condições do veículo se batido ou não, originalidade de pintura e mais alguns itens de relevância.



5- Há alguma forma de verificar se o veículo possui alguma restrição por exemplo jurídica, alienação a alguma instituição financeira ou mesmo multas ? A forma mais usual são as consultas aos portais do Detran, da Secretaria da Fazenda e da prefeitura da cidade. “Nesses endereços é possível consultar débitos do veículo por meio de consultas usando o Renavam ( registro nacional de veículos automotores ) e placas do veículo”. Portal Detran Sp: https://www.detran.sp.gov.br


6- Como é possível checar a autenticidade do chassi e do motor? O Detran sugere ao comprador que entre em um acordo com o vendedor para a realização de um laudo de transferência ou a Pericia Cautelar aquela mesma que atesta a originalidade de pintura e estrutura do veículo, caso a compra seja feita em uma loja/concessionária exija do vendedor.


7- A lei protege quem compra o carro de um vendedor particular? E de uma loja? O veículo comprado de uma loja conta com uma garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor no prazo de 90 dias. “No caso de um vendedor particular, há a proteção do código civil, mas o trâmite é um pouco mais complicado, exigindo a contratação de um advogado e a abertura de um processo”.




39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

(11) 4184-3261

©2020 por Cardoso Veículos.